A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio da Assessoria de Relacionamento com os Municípios (ARCM), está realizando durante esta semana, em Cuiabá, um treinamento em produtos fazendários com ênfase em Índice de Participação dos Municípios (IPM). Coordenado pelo 3º ano consecutivo pela ARCM, esta primeira etapa do treinamento conta com a participação de técnicos de 58 municípios mato-grossenses.
O assessor especial da Sefaz, Vivaldo Lopes, que representou o secretário de Fazenda, Eder de Moraes Dias, na abertura oficial do encontro, enfatizou a importância da manutenção de parcerias com os municípios. “Hoje, a Sefaz possui total clareza quanto à sua responsabilidade junto à modernização do Fisco estadual. Estamos investindo e buscando investimentos nas áreas de tecnologia da informação e treinamento de pessoal, para que seja possível atuar com a maior eficiência possível em todos os municípios de Mato Grosso”, afirmou.
Segundo ele, a meta do secretário Eder de Moraes é ampliar cada vez mais os cruzamentos de dados, reforçando a estratégia de interpenetração entre a fiscalização dos tributos nas três esferas de poder.
A assessora de Relações com os Municípios da Sefaz, Bernardina Jovanil da Rocha, fez questão de explicar que o foco do treinamento é esclarecer sobre o IPM, oferecendo as ferramentas que os participantes necessitam para acompanhar a apuração dos indicadores que compõem essa importante e significativa receita para os municípios. “O Estado e as administrações municipais só têm a ganhar com esse tipo de ação integrada. Estamos dando um salto em termos de qualidade na aplicação de produtos e serviços”, disse.