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Municípios do Nortão aderem a programa para melhorar desempenho educacional

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Equipes da Secretaria de Estado de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) iniciaram as atividades do Programa de Ação Articulada (PAR). Entre 11 e 24 de fevereiro, os técnicos visitam as regiões do Araguaia, Nortão, Noroeste, Sul e Sudoeste orientando os gestores municipais sobre a implantação do PAR.

A caravana percorrerá 16 municípios, com média de permanência de três dias em cada cidade. Divididos em duplas, os técnicos visitarão, em média, três cidades por região. Durante a estada nas localidades os profissionais orientarão as prefeituras municipais – que aderiram ao compromisso “Todos pela Educação” – de como funciona o PAR, suas metas e encaminhamentos para a criação de equipe nas localidades.

O termo é o primeiro passo para a construção e assinatura do PAR do município. O documento compromete a prefeitura com as 28 diretrizes estipuladas pelo decreto 6.0984/2007, que dispõe sobre o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) Nacional. A partir da assinatura , o município receberá apoio técnico, financeiro, com a finalidade de executar ações que resultem em elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município.

O PAR é o instrumento para construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo com um dos instrumentos o financiamento da Educação. Mato Grosso se destacou em 2007 pelo pioneirismo na implantação do Programa nos 21 municípios do Estado que apresentaram o IDEB abaixo de 3,6 e se tornou parceiro do MEC na expansão do PAR no Estado.

O sistema nacional articulado de educação visa em conjunto Estado/Município, normatizar e coordenar sistemas de ensino, garantindo o efetivo direito à Educação, com gestão democrática e fortalecimento das políticas nacionais de formação e valorização dos profissionais da Educação.

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