O forte crescimento econômico de Santa Rita do Trivelato (vizinha de Nova Mutum), cuja base da economia é o agronegócio, foi superior ao registrado pela China, destaca reportagem da Folha de São Paulo, deste domingo. Trivelatto faz parte do time reduzido de municípios que cresceram mais de 10% ao ano período em que o país teve crescimento médio de 2,6%. Além de mencionar que Trivelatto, Sorriso e demais municípios agrícolas crescem ao ritmo da economia chinesa, o jornal menciona a análise do economista Julio Miragaya, do Conselho Federal de Economia, sobre o expressivo desempenho da pequena cidade de 4 mil habitantes e grande plantadora de soja: “Santa Rita do Trivelato humilhou a China”.
Ele é coordenador do Mapa da Desigualdade Espacial de Renda, levantamento feito com base na variação do PIB (Produto Interno Bruto) dos municípios entre 1999 e 2005, o primeiro e último ano da série histórica pesquisada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Santa Rita -cujo acesso ocorre ainda por estrada de terra- registrou mais de 80% de crescimento em média nesse período.
Para atenuar efeitos de variações tão grandes, o mapa deu prioridade para identificar as regiões estaduais mais dinâmicas do país.
De um total de 41 regiões que registraram taxas chinesas de crescimento, 36 estão concentradas na fronteira agrícola do país, no cerrado e na Amazônia. Nas demais regiões, o crescimento acelerado decorre sobretudo da extração de petróleo, aponta o estudo.