Logo mais às 08:00h, as mulheres dos agricultores de Sorriso irão aderir a mobilização em apoio ao “Grito do Ipiranga”, realizando uma manifestação feminina, o “panelaço”, na Praça da Juventude. A mobilização visa chamar a atenção dos munícipes para a crise que atinge o agronegócio.
Elas querem conscientizar a população sobre a real importância do manifesto, que iniciou em Ipiranga do Norte quando produtores começaram impedir a saída de soja dos armazéns.
Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Trivelato, Tapurah, Sinop, Ipiranga do Norte e Vera, municípios ao Norte do Mato Grosso, produzem cerca de 6 milhões de toneladas do grão, respondendo por 35% da produção do Mato Grosso – maior produtor do país com safra estimada em 17 milhões de toneladas. Sorriso é o maior município produtor de grãos do país. Somente neste ano, foram plantados 610 hectares de soja, sem falar na produção de algodão, milho e arroz.
Em Sinop, na semana passada, as mulheres fizeram um manifesto parecido, em frente à agência do Banco do Brasil. Uma passeata foi realizada na sexta-feira, por empresários e autoridades. O comércio fechou as portas e os funcionários acompanharam a manifestação.