PUBLICIDADE

Mudança na cobrança do ICMS será gradual, diz ministro

PUBLICIDADE

A mudança na forma de tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) será feita de forma gradual e será debatida com Estados e empresários, segundo informou o ministro Guido Mantega (Fazenda). Essa é uma das medidas que devem constar da proposta de reforma tributária.

‘Claro que a questão da origem e destino vai entrar, mas a reforma tributária é muito mais que isso. Mesmo se mudar da origem para o destino, a mudança será gradual. Não há um desenho. Não podemos chegar lá [na reunião] com o prato feito. Queremos fazer em conjunto com os governadores e convocar o empresariado e os trabalhadores para que possamos fazer uma proposta mais abrangente’, disse.

A idéia é fazer com que a cobrança do imposto, o principal na arrecadação dos Estados, seja feito no destino, em vez de na origem. Isso acarretaria perdas para Estados mais desenvolvidos, como São Paulo e Minas Gerais.

A cobrança no destino faz com que o imposto seja cobrado apenas no local onde um produto é consumido, o que dificulta a sonegação. Também inibe a guerra fiscal, já que Estados não poderão dar isenções para atrais empresas para seu território.

No entanto, Mantega disse neste terça-feira que a proposta que será apresentada aos governadores não irá detalhar a mudança de origem para destinado.

‘O Brasil tem uma estrutura tributária que não é moderna. Queremos chegar no IVA [Imposto de Valor Agregado] nacional abrangendo vários tributos. A modernidade é reduzir a um, dois, três tributos que abrangem todo o conjunto. Essa é a direção que nós queremos dar.’

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE