Indústrias e empresas dos diferentes setores da economia mato-grossense encerraram outubro gerando 481 empregos a mais, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje. É o saldo de 33.147 contratações e 32.666 demissões de trabalhadores. Apesar do desempenho positivo, Só Notícias apurou que o resultado é inferior ao de meses anteriores, como setembro quando foram 767 contratados a mais e, em agosto, quando 2.905 pessoas foram empregadas a mais.
•Conheça a página de Só Notícias no Facebook
No balanço atual, o Ministério do Trabalho e Emprego aponta que o comércio foi o setor que mais contribuiu para o resultado positivo, com saldo de 939 postos de trabalho a mais. Também houve pequeno aumento na geração de empregos na prestação de serviços (+10 pessoas), serviços industriais de utilidade pública (+9) e construção civil (+8), estão na relação dos resultados favoráveis.
Por outro lado, a indústria de transformação lidera a relação das demissões, com 269 trabalhadores desligados a mais de suas funções. Nesta lista estão também agropecuária (-202), extrativismo mineral e administração pública (-7).
De janeiro a outubro, o saldo é de 50,9 mil pessoas empregadas a mais em Mato Grosso. No país, o número de empregos formais gerados em outubro chegou a 126.143, resultado de 1,66 milhão de admissões e 1,53 milhão de demissões.
(Atualizada às 11:32h)