Os diferentes setores da economia em Mato Grosso fecharam setembro gerando 767 empregos a mais, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Ministério do Trabalho divulgou os dados no final da manhã. O saldo é resultado de 34,1 mil admissões e 33,3 mil demissões feitas por indústrias e empresas de todos os segmentos. Apesar do desempenho positivo, Só Notícias apurou que o saldo é inferior a agosto quando foram 2.905 pessoas empregadas a mais. Em julho, havia sido 4.517.
A prestação de serviços foi o setor que mais contribuiu para o resultado, em setembro, com 809 empregos a mais. A construção civil aparece em seguida, como 808 e, o comércio, em terceiro, com 424. Geraram mais empregos, também, o extrativismo mineral (+45), serviços industriais de utilidade pública (+14) e a administração pública (+2).
Por outro lado, a indústria de transformação e a agropecuária terminaram com saldo negativo. Na indústria foram 884 dispensados a mais. Na agropecuária, 451.
Com o resultado, o Ministério do Trabalho e Emprego aponta que em nove meses, Mato Grosso gerou 49.231 postos de trabalho a mais, configurando o segundo melhor desempenho da região Centro-Oeste, sendo superado apenas por Goiás, com mais de 100,2 mil.