Cerca de 232,3 mil contribuintes (72,6%) ainda não entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. Dos 320 mil cidadãos de Mato Grosso que devem fazer o ajuste anual com a Receita Federal do Brasil, 87,622 mil (27,3%) resolveram a pendência até as 16h desta segunda-feira (5). Em nível nacional, 6,041 milhões (25,17%) de 24 milhões de pessoas acertaram as contas com o fisco. São Paulo lidera entre Estados que mais entregaram o documento. Mato Grosso do Sul e Goiás têm índice abaixo de 5%. O prazo para a entrega da declaração é até o dia 30 deste mês.
Porta-voz da instituição recomenda ao contribuinte mato-grossense que não deixe para fazer o procedimento nos últimos dias de prazo. Deve entregar o documento o contribuinte que teve renda bruta anual maior que R$ 17.215,08 em 2009. A base de dados da renda deve ser transmitida nas instituições financeiras em horário bancário e na sede da Receita Federal do Brasil. No site da instituição tem perguntas e respostas que cobrem a maioria das dúvidas recorrentes do contribuinte. Informações adicionais podem ser encontradas no endereço
Fraude – Um porta-voz do fisco orientou para os cidadãos ficarem atentos a casos de envio de correio eletrônico para tentativa de fraude. "A Receita Federal não entra em contato com o contribuinte por e-mail".