PUBLICIDADE

MT: 57% dos trabalhadores têm boa qualidade de vida

PUBLICIDADE

Um levantamento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em 84 empresas de Mato Grosso, revelou um importante indicador social para o Estado: o índice da qualidade de vida do trabalhador da indústria, que atingiu um resultado global de 57,2% e representa um nível médio de satisfação com as condições de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Para chegar a este dado, foram avaliados nove indicadores: Habitação, Saúde, Acesso a Educação, Saúde e Segurança no Trabalho, Escolaridade, Remuneração e Benefícios, Consciência e Responsabilidade Social, Satisfação com o Ambiente e Gestão no Trabalho e Presenteísmo. Participaram da pesquisa 3.379 trabalhadores, com base em suas percepções diante dos questionamentos.

Além de Mato Grosso, participaram da pesquisa indústrias do Paraná, Amazonas, Paraíba, Rondônia, Ceará, Roraima e Distrito Federal. Embora tenha atingido um índice global de qualidade de vida mediano e maior que o apresentado por Roraima e Distrito Federal, respectivamente 57% e 53,6%, o resultado de Mato Grosso ainda está abaixo do que é considerado ideal, que é atingir o percentual de 100% de satisfação. Entre os estados pesquisados, o Paraná foi o que obteve o maior índice, alcançando 62,8%.

Dos quesitos avaliados dentro do ambiente de trabalho nas indústrias de Mato Grosso, a saúde e segurança mostraram-se uma das maiores preocupações das empresas. O afastamento do trabalho por doenças ocupacionais apresentou uma média de 3,81 dias, enquanto que o pior índice verificado nas indústrias de outros estados foi de até 65 dias. A prevalência de acidentes no trabalho, que mensura a qualidade da segurança ocupacional dos trabalhadores, constatou 57,57 acidentes a cada mil trabalhadores/ano, alcançando um índice de 58,88% de satisfação, resultado mediano se for considerado que o cenário ideal é a ausência total desses casos na empresa.

A pesquisa também mostrou que o trabalhador mato-grossense tem, em média, 9,7 anos de estudo, o que representa um índice de 47,49% de satisfação. Mesmo estando acima da média nacional de 6,9 anos de estudo, estipulada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em 2008, o resultado de Mato Grosso está 6,3 anos abaixo do tempo considerado o ideal: 16 anos de estudo, período que inclui o ensino fundamental, médio e superior.

O grau de satisfação dos trabalhadores com a sua remuneração foi 2,83, atingindo um percentual de 45,83%, em uma escala que vai de 1 a 5 graus. Já a satisfação com o ambiente e a gestão no trabalho atingiu um patamar maior, de 3,15, representando 53,7% na escala que vai de 1 a 5. A pesquisa foi feita com base na metodologia utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva, estes resultados mostram que as empresas mato-grossenses têm um longo caminho a percorrer para melhorar a qualidade de vida de seus trabalhadores. “Já foi comprovado que a satisfação dos funcionários está diretamente relacionada ao sucesso de qualquer negócio, seja aumentando as vendas de um comércio ou elevando a produtividade dentro de uma indústria. Por isso, é fundamental que os empresários saibam que investir na qualidade de vida de seus funcionários é garantir a sustentabilidade de seu empreendimento”, pontua.

Em Mato Grosso, a pesquisa foi realizada em março e abril deste ano, com indústrias de pequeno, médio e grande portes, dos setores Extrativismo Mineral, Indústria de Transformação, Construção Civil e Serviços Industriais. Participaram indústrias de 22 municípios, sendo: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis, Juína, Pedra Preta, Cáceres, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Jangada, Pontes e Lacerda, Dom Aquino, Nova Mutum, Mirassol d”Oeste, Matupá, São José do Rio Claro, Araputanga, Juara e Nova Olímpia.

RESULTADOS POR PORTE – As indústrias de grande porte apresentaram o maior índice global de qualidade de vida do trabalhador, dentro e fora do trabalho: 57,75% de satisfação. Em contrapartida, os trabalhadores das grandes empresas são os menos satisfeitos com a remuneração recebida, alcançando 53,09% neste indicador, ficando atrás do percentual de 59,36% das empresas de médio porte e de 58,25% das empresas pequenas. O índice global de qualidade de vida do trabalhador das empresas de médio e pequeno porte foram respectivamente 57,64% e 52,77%.

RESULTADOS POR SETOR – Entre os quatro setores avaliados, o que apresentou maior índice global de qualidade de vida do trabalhador foi o ramo Serviços Industriais com um percentual de 59,22% de satisfação. Em seguida vem o setor Indústria de Transformação com 57,36%, a Construção Civil com 55,71% e, por último, o ramo Extrativismo Mineral com 49,61%. Todos os setores apresentaram baixos índices de satisfação nos indicadores Consciência e Responsabilidade Social e Satisfação com o Ambiente e Gestão no Trabalho. Os menores percentuais foram das empresas do ramo Extrativo Mineral com apenas 24,63% na Consciência e Responsabilidade Social e o setor Serviços Industriais com 25,34% no indicador Satisfação com o Ambiente e Gestão no Trabalho.

De acordo com o superintendente do Sesi-MT, o estudo detectou os cinco principais desafios para a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores na indústria: reduzir o absenteísmo, o presenteísmo e os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; aumentar o nível educacional do trabalhador e a adoção de práticas socialmente responsáveis. “Além de mostrar a atual realidade do setor industrial do Estado em relação à qualidade de vida do trabalhador, os resultados nortearão a atuação do Sesi-MT para que haja a melhora contínua dos índices mensurados e, assim, contribuirmos para a maior produtividade da indústria”, finaliza Luiz Augusto. A pesquisa ocorrerá periodicamente e, em 2011, será realizada nos estados que não foram contemplados nesta primeira etapa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE