Clientes que esperam mais de uma hora e meia para serem atendidos em algumas agências bancárias de Rondonópolis, foi denunciado pelo Ministério Público, em uma ação de antecipação de tutela e reparação de danos morais. Pela lei municipal o tempo máximo de espera nas filas deve ser de 25 minutos em dias normais, se estendendo para 40 minutos em véspera ou pós feriados prolongados.
Em suas alegações, o promotor Marcelo Malvezzi declarou que “não estão sendo cumpridas pelas instituições financeiras rés as normas de âmbito federal, estadual e municipal que prevêem, dentre outras tantas coisas, que as agências bancárias disponham de pessoal suficiente para o atendimento dos usuários em tempo razoável, adotando práticas e instrumentos facilitadores do atingimento do grau de eficiência almejado, bem como de molde a garantir atendimento prioritário e qualificado às pessoas que idosas, portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida, lactantes, gestantes e pessoas com criança de colo”.
Também citou que reuniões já foram realizadas com os bancos e Procon para tentar resolver a situação, mas, clientes continuam denunciando a demora no atendimento e falta de caixas em horários de pico.
Além da urgência na contratação de mais funcionários para garantir o cumprimento da lei, o promotor pede pena de pagamento de multa diária de R$ 100 mil caso não seja acatada pelas agências.