Indústrias moveleiras de Alta Floresta, Colíder e Terra Nova do Norte vão expor e buscar novos mercados para seus produtos durante a Confortex – Feira de Móveis, Decoração e Construção, no mês que vem, em Cuiabá. Os empresários participarão de rodadas de negócios com atacadistas de todo o país.
O presidente do Sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Mato Grosso (Simonorte), Mauro Feronato, destacou que as empresas já negociam parte de sua produção por atacado, mas a projeção é que ampliem os negócios e conquistem novos mercados. “Os produtos serão expostos somente para potenciais compradores atacadistas. Este é o nosso objetivo”, enfatizou.
A expansão do mercado também é garantia de sustentabilidade da atividade e de maior competitividade em outros Estados. Outro desafio é aumentar a participação das indústrias no mercado externo. Atualmente, poucas empresas conseguem exportar seus produtos. Os principais destinos são França, Bélgica e Estados Unidos.
Recentemente, o setor também participou da Feira e Exposição Agropecuária de Alta Floresta (Expoalta) e durante o ano deve buscar novas oportunidades de negociações. Alta Floresta possui cerca de 40 indústrias moveleiras, sendo que destas, 15 vendem para outras regiões de Mato Grosso e outros Estados. O segmento é responsável por cerca de 500 empregos diretos.