De janeiro a agosto, as vendas internas e a produção de veículos automotores da indústria brasileira foram as maiores da história, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A produção atingiu 1,93 milhão de unidades – 9,1% superior ao registrado no mesmo período em 2006. E as vendas internas foram de 1,53 milhão de unidades, com uma alta de 27,3% também se comparada aos oito primeiros meses do ano passado.
Os dois itens foram os maiores já registrados em um único mês, agosto, com produção de 279,7 mil unidades, 14,5% superior ao registrado em julho, e venda de 235,2 mil unidades, 8,2% a mais que no mês anterior.
“O mercado interno está aquecido, está crescente, fruto do bom momento da economia nacional. Esse movimento do mercado em agosto mostrou que a crise hipotecária nos Estados Unidos não afetou a economia brasileira, portanto é um dado extremamente positivo”, afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.
As exportações, no entanto, registraram decréscimo tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto. De janeiro a agosto foram vendidas 527,7 mil unidades – volume 7,9% inferior ao exportado em 2006, no mesmo período. E no mês de agosto, o país exportou 67,9 mil unidades, 18,3% a menos que em julho.
Os empregos gerados pelo setor cresceram 0,9% em agosto, em relação a julho, e 7,8% na comparação com agosto de 2006. No mês passado, o setor empregava 115,4 mil pessoas.