O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Raabe avaliou, em entrevista, ao Só Notícias, que o momento econômico do país e o encerramento da colheita do milho podem ter influenciado diretamente nas demissões de mais funcionários em agosto, quando foram demitidas 40 pessoas a mais. Os dados foram divulgados esta semana. “Existe essas oscilações, mas acreditamos que é passageira. É preciso analisar os últimos quatro meses para entender essa realidade. O momento econômico do país também pode está causando esse efeito na nossa região agora. Ainda precisamos analisar para apontar algo especifico. Além disso, acabou a colheita do milho que gerou muitos empregos temporários. Agora teremos o plantio da soja, que prosperará novamente o mercado e com isso deve gerar novos empregos. Esse crescimento do emprego no município deve voltar. É oque acreditamos”, avaliou.
Ainda de acordo com Raabe, a prefeitura continua oferecendo incentivos para atrair novas empresas. “Não paramos de incentivar os empresários em investir no município. Estamos disponibilizando uma nova área no setor industrial. Foi adquirida essa nova área e agora está em fase de implantação desse novo polo. Há diversos incentivos como o valor dos lotes, que estão bem abaixo do mercado. Outros é isenção é do IPTU. Além disso, está sendo feio um trabalho de qualificação das pessoas”, acrescentou.
Conforme Só Notícias já informou, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) constatou que, mês passado, o pior desempenho foi no setor da indústria de transformação, que demitiu 51 funcionários a mais. O comércio terminou agosto com 17 demitidos a mais. Por outro lado, três setores tiveram saldo positivo em agosto. O melhor desempenho foi da construção civil, que abriu 19 novos postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável pela abertura de 8.
O balanço no ano na geração de empregos é positivo. Juntas, indústrias e empresas de diversos segmentos geraram, de janeiro a agosto, 1.101 novos postos de trabalho. O saldo é referente a 9.212 funcionários contratados e 8.111 demitidos.