O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes e um grupo de industriais do Estado participam até o dia 23, de uma missão empresarial, conhecendo a segunda maior feira multisetorial do mundo, a ‘101º Canton Fair’, que é realizada na China. A missão visa estreitar a relação comercial com o mercado chinês e trocar experiências técnicas com empresas de diversos países.”Nosso objetivo nestas missões é conhecer e identificar oportunidades para termos uma postura pró-ativa frente ao comércio exterior”, disse Mendes.
Hoje, a China é o maior exportador do mundo, além de consumir 43% de todo o cimento produzido, comprar 20% dos aviões e 30% do aço. “A competitividade de seus produtos assustam empresas em todo o mundo. No Brasil, já afetam 25% das indústrias. Tal fenômeno não pode ser impedido. É o momento de compreendermos e aliarmos ideais”, ressalta Mendes.
A Canton Fair possui 282 mil metros quadrados de área de exposição, 31 mil estandes com 14 mil expositores e mais de 150 mil variedades de produtos. Neste ano, são esperados mais de 190 mil visitantes de mais de 200 países. Durante a feira, diversos produtos são expostos, como eletrodomésticos, eletrônicos, maquinários e equipamentos, materiais de construção, veículos, tecidos e matéria-prima, calçados, equipamentos hospitalares e medicamentos.
Os empresários, que também irão visitar empresas em Xangai e Hong Kong, serão acompanhados por uma empresa chinesa de consultoria especializada, que dará o apoio técnico, como pesquisa prévia de parceiros comerciais, dicas sobre negociações, acompanhamento e tradução.