O ministro da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho, disse, hoje, em Cuiabá, durante seminário sobre portos, que o governo "está trabalhando para garantir a trafegabilidade e com que esteja consolidado o asfaltamento da BR-163 até Miritituba, que são 104 km, chegando até Santarém, mais 330 km. Estamos em estágio avançado na discussão da concessão da rodovia e eu solicitei que fosse aberta manifestação de interesse neste trecho. Isso será, seguramente, fundamental e estratégico no meio rodoviário”, disse o ministro, para lideranças políticas e do agronegócio mato-grossense.
Barbalho assegurou que no setor portuário as concessões já estão destravadas. “Já fizemos três leilões em dezembro, faremos outros seis em 31 de março e temos uma meta inicial de esgotar o primeiro bloco, já autorizado pelo Tribunal de Contas da União, de novas 20 áreas que estarão sendo leiloadas no ano de 2016. Mas cremos que podemos ser mais ousados e, tendo a liberação pelo TCU, teremos a condição de já ampliar este número em 2016 e passar de 30 concessões até o término do ano”, afirmou.
De acordo com o ministro, a expectativa do setor portuário é a melhor possível. “Estamos diante de uma ampla oportunidade. E o que nós queremos aqui é, primeiro, estimular para que a produção rural possa continuar com o seu protagonismo que tem feito com que o Brasil cresça. E, segundo, a agenda logística precisa fazer frente a essa robustez do campo e que o setor portuário possa compor e garantir um cenário adequado”.