O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai comparecer na próxima terça-feira, na Comissão de Agricultura da Câmara, por solicitação dos parlamentares membros. A convocação é decorrente da resistência do ministro em debater os problemas do setor agrícola. Na pauta da reunião os parlamentares da Comissão de Agricultura vão tentar, mais uma vez, sensibilizar o governo Lula a suspender as execuções das dívidas com investimento dos produtores rurais.
Na última quinta-feira, depois de aprovada a convocação do ministro, o deputado federal Néri Geller (PSDB-MT) foi chamado ao Ministério da Fazenda. O secretário executivo Bernardo Apy discutiu com Geller as reivindicações dos produtores rurais em relação ao endividamento agrícola. Geller entregou ao secretário os documentos e todo o diagnóstico feito pelos produtores rurais de Mato Grosso na reunião da Comissão de Agricultura, realizada em Cuiabá, no último dia 21.
Segundo o parlamentar, técnicos dos ministérios da Fazenda e da Agricultura já estão debatendo o tema. Para o setor, é fundamental, diante das condições macroeconômicas, que o governo Lula renegocie essas dívidas, reduzindo as taxas de juros e ampliando o prazo de pagamento em pelo menos 15 anos.