O aeroporto de Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso, integra o lote de 19 terminais regionais que serão concedidos à iniciativa privada nesta quinta-feira pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela B3. O leilão marca a primeira rodada do Programa AmpliAR, que prevê investimentos totais de R$ 1,25 bilhão na modernização de aeroportos localizados na Amazônia Legal e no Nordeste.
O programa federal tem como objetivo fortalecer a aviação regional e prevê, em fases futuras, a modernização de até 100 aeroportos em todo o país. Os terminais serão concedidos por 30 anos através de um modelo simplificado que inclui mecanismos de reequilíbrio contratual para atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional.
Na região Norte, participam do leilão os aeroportos de Tarauacá (AC), Barcelos (AM), Cacoal (RO), Araguaína (TO), Itacoatiara (AM), Itaituba (PA), Vilhena (RO) e Parintins (AM). O Nordeste inclui terminais como Horácio de Mattos em Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), Guanambi (BA), Santa Magalhães em Serra Talhada (PE), Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (PI), Barreirinhas (MA), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Canoa Quebrada em Aracati (CE) e Comandante Ariston Pessoa em Cruz (CE).
A cerimônia de leilão ocorrerá às 10h desta quinta-feira com a presença do ministro Silvio Costa Filho. Segundo o governo federal, o Programa AmpliAR representa um dos maiores esforços recentes para expandir e modernizar a infraestrutura aeroportuária regional, conectando localidades remotas e fomentando o desenvolvimento econômico nas regiões incluídas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


