PUBLICIDADE

Minc assina hoje o MT Legal para regularizar áreas no Estado

PUBLICIDADE

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, estará em Cuiabá hoje participando do Katoomba Meeting Brasil 2009, conferência realizada pelo Grupo Katoomba, Forest Trends e Governo de Mato Grosso, em parceria com Organizações Não Governamentais ligadas ao Meio Ambiente. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, o ministro assina termo de cooperação entre o Governo Federal e Mato Grosso para a execução do programa MT Legal, que prevê um levantamento completo das fazendas em Mato Grosso, ações de reflorestamento de reservas e recuperação de áreas degradadas. O trabalho já vem sendo feito em alguns municípios e o programa estadual se espelhou no de Lucas do Rio Verde, feito há mais de 2 anos, em parceria com empresas do agronegócio e ONG.

O MT Legal já foi aprovado pela Assembleia e o governo busca apoio financeiro para uma das primeiras -e mais caras- ações que e fazer o levantamento por satélite de todas as áreas no Estado e identificar as que estão com passivos. Não há um levantamento detalhado do montante que será investido.

O papel fundamental que o Brasil e Mato Grosso vem desempenhando no cenário internacional e regional torna Cuiabá um espaço apropriado para a conferência anual, cujo tema é “Katoomba – Evitando o Desmatamento na Amazônia: REDD e Mercados PSA”. Também serão discutidos durante o evento temas como o pagamento por serviços ambientais e os mercados de carbono, água e biodiversidade que, rapidamente, estão se tornando uma solução chave para problemas ambientais considerados pelos especialistas, como urgentes, entre eles, as mudanças climáticas, poluição da água potável, perda de biodiversidade, entre outros.

Cerca de 1.200 pessoas já se inscreveram para o Katoomba Meeting Brasil entre ambientalistas e autoridades nacionais e internacionais, além de representantes da sociedade civil organizada. Estão confirmadas participações de representantes da África do Sul, Europa, Estados Unidos, de diversos Estados brasileiros.

Para o secretário de estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, este é o momento certo para um evento desse porte em Mato Grosso, que incentive a implementação de ações e una os diversos segmentos para adotarem estratégias visando solucionar os problemas ambientais em busca do desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE