Terminou, no início da noite, a eleição da nova diretoria da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso. O presidente Jandir Milan (foto) foi reeleito. Dos 33 sindicatos habilitados para participar, 31 compareceram e foi eleita a chapa Fiemt Unida 2012, única inscrita, presidida pelo industrial Jandir Milan. Edgar Teodoro Borges é o 1º vice-presidente. José Eduardo Pinto, de Sinop, (presidente do Sindusmad), Celso Banazeski, de Colíder, estão entre os 9 vice-presidentes eleitos.
A nova diretoria tem 62 integrantes com cargos de diretores, conselheiros e delegados representantes na Confederação Nacional da Indústria (CNI) exercerá o mandato durante o triênio 2012/2015. A posse será em Novembro.
Houve ação judicial ajuizada, há algumas semanas, para impedir a eleição alegando que estariam sendo realizadas fora do prazo. Mas o pleito não foi barrado.
Milan confirmou o compromisso com as indústrias mato-grossenses e disse que a nova diretoria dará continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos, com foco na capacitação de mão de obra, redução da carga tributária e por melhorias na infraestrutura no Estado
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte de Mato Grosso (Simonorte-MT), Antônio Plínio Sandmann, é importante participar do processo de renovação, até porque existem muitas demandas a serem atendidas, principalmente no interior, e que para solicitar é preciso participar. Como explica, no caso de Alta Floresta o processo de industrialização está prejudicado devido a alta carga tributária e que, para ganhar força, as indústrias precisam se unir.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscom-Sudoeste/MT), Heloízo Motta Ramos, “a transparência na condução do processo eleitoral foi importante para dar credibilidade e, consequentemente, continuidade no trabalho desenvolvido pela Diretoria”. O presidente Jandir Milan ocupava no cargo de presidente em exercício antes da eleição.