O prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, considerou que os Índices de Desenvolvimento Humano do município são reflexos "dos investimentos feitos nas gestões atual e anteriores, o que aumenta a responsabilidade social do poder público”. O gestor analisa que “todos os esforços feitos até agora para a que a cidade tenha serviços bem prestados e espaços disponíveis para o lazer a atividade física e para as manifestações culturais resultam em melhor qualidade de vida e, logo em longevidade, por isso temos índices excelentes de IDH e principalmente no quesito longevidade”. Lucas tem o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, sendo superado apenas por Cuiabá.
Conforme Só Notícias já informou, obteve 0.768, na faixa de alto desenvolvimento. O IDHM Renda atinge 0.766. Longevidade 0.833 e Educação 0.710. A base as avaliações é a partir de 2010. A cada ano o índice longevidade é maior por oferecer qualidade de vida à população com amplos espaços públicos e programas voltados para a inserção nas atividades esportivas e culturais no município, o que tem sido um norteador da qualidade de vida.
O Atlas de Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras – divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro – classifica faixas vão de muito baixo a muito alto, dependendo das pontuações entre 0 e 1.
Nova Mutum ficou com terceiro melhor índice, Sinop em quinto e Sorriso aparece na nona colocação, todos na faixa de alto desenvolvimento.