Sinop aparece entre as microrregiões que mais demitiram entre 2000 e 2004 em todo o país. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que analisa somente trabalhadores com carteira assinada, apontam cinco microrregiões no Estado do Mato Grosso, entre elas Sinop, entre as 50 com maiores números de demissões no período.
A pesquisa Geração do Emprego Industrial nas Capitais e Interior do Brasil foi divulgada pelo Serviço Nacional das Indústrias (Senai). O Norte Araguaia, Alto Araguaia, Alto Pantanal e Parecis também estão na lista. Em terceiro lugar na lista do ranking brasileiro está a microrregião do Norte Araguaia, que abrange mais três municípios e manteve um saldo negativo de 1.870 demissões no período. Só na indústria foram 1.855 desligamentos.
Em entrevista A Gazeta, o consultor econômico da Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT – Carlos Vitor Timo, relatou que o período de 05 anos é muito para fazer uma análise das causas para os índices de desemprego, mas lembrou que na região do Norte Araguaia, que obteve a terceira colocação nas demissões, muitos frigoríficos e laticínios fecharam no período.
A microrregião da Mata Meridional Pernambucana (PE) ficou com a primeira colocação, com saldo negativo de 3.817 demissões.