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Micro empresários de Mato Grosso conhecem potencial da internet para aumentar vendas

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Os micros e pequenos empresários de Mato Grosso estão sendo estimulados a tornarem-se mais competitivos no mercado através das ferramentas de tecnologia da informação. Ontem, iniciou em Cuiabá, no Senac, o 1° Circuito de Automação Comercial. A expectativa é de que cinco mil pessoas participem do evento até o próximo dia 19, entre visita a feira e palestras, sendo que a “Internet Como Ferramenta para o Aumento das Vendas”, foi a primeira da programação, proferida pelo especialista em projetos de sistemas e Business Intelligence, Carlos Sinn. Ele é precursor de tecnologias como desenvolvimento Windows em 4GL e BI no sul do Brasil.

Pedro Nadaf, presidente do Sistema Fecomércio e secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, disse na abertura do circuito que trata-se de um evento embrionário, que começa numa formatação pequena, mas com firme propósito de expansão na próxima edição. Iniciou com cursos, palestras e consultorias e tem importante continuidade através de um acontecimento voltado ao conhecimento, exposição e comercialização de produtos na área de automação e informática.

O foco, como Nadaf fez questão de lembrar, está centrado nos micro e pequenos empresários. Inclusive citou que o governo está trabalhando em parceria com a iniciativa privada visando melhorar a performance dos negócios das empresas que estão nestas classificações. E que toda política governamental focada no crescimento merece respaldo da iniciativa provada

O presidente disse que recentemente, final de maio, foi assinado na Fecomércio, pelo governador Blairo Maggi, importantes protocolos visando a diminuição da carga tributária, incluindo o segmento de informática, de “A a Z”, que contará com redução do ICMS nas operações de importação, processadas no Porto Seco, de zero por cento. Isso atrelado a esta iniciativa, vem dar uma importante contrapartida para a expansão empresarial.

Primeira palestra
Na palestra “A “Internet como ferramenta para o aumento das vendas”, Carlos Sinn apresentou números interessantes, estimulando os empresários que ainda não aderiram a informatização em seus negócios que o façam já, e os que as utilizam para aperfeiçoarem. Afinal dispõem de ferramentas muito interessantes, a exemplo da internet, que já é considerado o terceiro veículo de comunicação de grande alcance, entre públicos que têm significativo poder aquisitivo. Hoje 32% dos consumidores via online ganha de R$ 1 mil a R$ 3 mil, tem grau superior e idade entre 35 a 42 anos. Ele disse que 42% da população nesta classificação tem acesso a internet, e que em 2007o comércio vendeu mais computadores do que aparelhos de televisão. Ou seja, uma tendência de expansão cada vez maior.

Sinn destacou que os empresários devem estar atentos ao comércio eletrônico, “e.commerce” e disponibilizou de alguns dados para este incentivo. Somente no primeiro trimestre de 2008 ocorreram 49% de elevação das vendas através deste sistema. Um consumidor de internet gasta por ano pelo menos R$ 1,84 mil – a média de R$ 319 no trimestre. Compram desde livros até equipamentos sofisticados. Hoje, no Brasil, 40 milhões de pessoas acima de 16 anos tem acesso a internet. O brasileiro passa 22 horas do mês navegando via online, mais do que os americanos e os ingleses, e o uso da net como ferramenta dobrará até 2012, segundo o palestrante, chegando a dois bilhões de usuários. Hoje, a cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na internet e a cada minuto são disponibilizados seis horas de vídeo no You Tube e a cada segundo dois novos blogs são criados. Para se ter uma idéia, em 1982 haviam 315 sites na net e hoje são 165 milhões.

Sinn deu algumas dicas para quem quer ter um negócio via online, como exemplos: encontrar um nicho, e ao identifica-lo verificar qual o valor que agrega ao que será ofertado; decidir o tipo de vendas, se direta ao consumidor com loja virtual, observar a divulgação da segurança dos dados e disponibilizar condições atrativas de pagamentos.
Como qualquer tipo de negócio uma loja virtual tem que ser limpa e agradável e adicionar a isso um bom desempenho, tem que ser de acesso rápido e estabelecer um bom canal de comunicação com o cliente.

1° Circuito de Automação Comercial tem a chancela da Confederação Nacional do Comércio, é uma realização local da Federação do Comércio do Estado de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso/Fecomércio, com apoio do Sebrae e Governo do Estado.

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