O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é comemorado neste sábado (5) e o mais recente levantamento aponta que, neste ano, Mato Grosso, 220.097 empresas estão enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), 156.948 são Microempresa e 42.075 são Empresa de Pequeno Porte. Segundo dados mais recentes do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios são os maiores geradores de emprego no Estado, com o saldo de 32 mil vagas formais geradas entre os meses de janeiro e julho.
“Os pequenos negócios são a verdadeira força motriz da economia local, responsáveis por gerar mais da metade dos empregos formais no Brasil. Em muitos municípios, esse percentual é ainda maior, garantindo o vigor econômico e sustentando a dinâmica de diversas regiões. Mais do que atender às demandas de uma comunidade específica, os pequenos negócios refletem a riqueza e a diversidade das atividades empresariais, bem como a variedade de produtos e serviços que dão vida a cada localidade. Uma cidade pode até prosperar sem uma grande empresa, mas dificilmente sobreviveria sem o apoio e a resiliência dos pequenos negócios, que são o alicerce do desenvolvimento e da inclusão econômica”, avalia o diretor técnico do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), André Schelini,
A instituição atua para desenvolver cada vez mais as micro e pequenas empresas de todo o Estado de forma sustentável e produtiva devido o papel relevante desses empreendimentos nos locais em que estão inseridos.