PUBLICIDADE

Mesmo com baixo índice, Incra conclui hoje recadastramento de propriedades

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atende somente até hoje, proprietários de áreas rurais em 19 municípios mato-grossenses, apontados entre os maiores desmatadores da Amazônia, para o recadastramnto de suas propriedades. Mesmo com a alegação do curto prazo para os produtores reunirem os documentos e entregá-los ao órgão, o chefe de Divisão Fundiária e coordenador geral de Recadastramento em Mato Grosso, Celso Arruda, descartou a prorrogação. Quem conseguiu senha até ontem pode procurar o órgão.

Ele alertou que, a partir de sexta-feira, as propriedades que não foram regularizadas terão o cadastro excluído. “Já os donos de área, mesmo que apresentaram a documentação incompleta, manifestando intenção de se regularizar, serão orientados e não terão o cadastro suspenso”, declarou, ao Só Notícias/Agronotícias.

Equipes estão atendendo nos próprios municípios, entre eles Alta Floresta, Marcelândia, Porto dos Gaúchos, Carlinda, Paranaíta, e outros. Segundo o coordenador, até semana passada, registraram 2,2 mil atendimentos, porém, o número de processos finalizados foi bem menor. Cerca de 7,5 mil propriedades com mais de 400 hectares estavam na lista para atualizar os dados.

Quem não conseguir realizar o procedimento, terá que aguardar novas decisões. Arruda adiantou que vão esperar novas determinações para quais medidas tomar em relação aos pendentes.

Com a anulação do documento, os produtores rurais ficam impedidos de vender as propriedades e até mesmo de solicitar novos empréstimos junto aos bancos.

(Atualizada às 14h19)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo federal anuncia conta de luz com menor tarifa em janeiro

O ano de 2026 começará sem custo extra na...

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal publicou uma medida provisória hoje liberando...

Mais de 141 mil ainda não sacaram abono salarial; veja como consultar

Um total de 141.628 trabalhadores ainda não sacaram o...
PUBLICIDADE