O desrespeito aos clientes que tem que aguardar nas filas para serem atendidos continua em várias agências bancárias de Sinop. A falta de senhas em algumas delas, também exigida por lei, faz com que as pessoas tenham que esperar em pé, nas filas. Outra reclamação é o baixo número de atendentes no horário de pico.
Só Notícias conversou com uma consumidora, que ficou cerca de duas horas na fila de uma agência do Banco do Brasil, na última segunda-feira, para pagar um boleto. “Como não tem senha, tive que ficar na fila, em pé. Algumas pessoas sentaram no chão até serem atendidos”, detalhou.
A lei que estipula o tempo máxima de espera nas filas de 15 minutos, em dias normais, e 30 minutos, em vésperas e pós feriados, foi aprovada em 2002. Outras exigências são a distribuição de senha com horários de chegada e atendimento, banheiros, cadeiras, entre outros.
Uma ação está tramitando na 2ª Vara Civil da comarca, ajuizada pelo Ministério Público, exigindo o cumprimento dessas determinações pelas agências. Porém, das dez agências notificadas (apenas a Caixa Econômica Federal foi excluída do processo), pelo menos quatro recorreram ao Tribunal de Justiça e estão no aguardo da decisão.
Esta semana, um oficial deve fazer uma nova vistoria para averiguar quais medidas já foram adotadas pelos bancos. A juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva exigiu que estas emitam senhas que controlem o horário de entrada do usuário no estabelecimento e o registro do início do seu atendimento, devendo permitir, ainda, que a senha permaneça com o consumidor, e a disponibilidade de pessoal para que o atendimento ocorra no tempo legalmente previsto, inclusive de pessoal capacitado a atender pessoas com deficiência.
Também exigiu caixas para atendimento exclusivo aos usuários idosos, com deficiência, gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo, a construção de sanitários destinados ao público, bem como disponibilizar bebedouros, de acordo com previsão legal..
Inicialmente, o prazo para cumprimento foi estipulado entre 30 e 90 dias, dependendo das exigências. Gabriela determinou multas que variam de R$ 300 a R$ 500 pelo descumprimento de cada determinação.
Outro lado
A assessoria do BB informou que esta semana tem sido ‘atípica devido ao feriado de 5ª feira pois muitos clientes estão antecipando pagamentos e causando demora maior nos atendimentos’.