A crise não interfere nas expectativas dos brasileiros sobre as suas próprias finanças e a economia do País em 2009, segundo indicou uma pesquisa do IBOPE, encomendada pela agência de publicidade NovaS/B. No levantamento, 55% dos 1.400 entrevistados afirmaram que a vida financeira pessoal deverá melhorar no próximo ano, e 34% acreditam que a economia do País também irá melhorar no próximo semestre.
Porém, grande parte das pessoas afirmaram que irão evitar novos parcelamentos nos próximos meses, com 67% das pessoas afirmando que diminuirão suas compras para evitar novas dívidas ou para guardar dinheiro.
Bens duráveis
Ainda segundo a pesquisa, os cortes nos gastos deverão afetar principalmente as vendas de carros, casas e eletrodomésticos. Cerca de 40% da população já tem dívidas relativas a esses bens e 67% não devem contrair mais débitos para a compra desses itens nos próximos meses.
Considerando a disponibilidade de informação, 37% acreditam que os meios de comunicação estão mostrando a crise com a gravidade que ela efetivamente tem. Além disso, 39% consideram o governo como o maior responsável pela redução de crédito, seguido pelos bancos (33%) e pelos empresários (17%).