PUBLICIDADE

Mercado de avição doméstica cresce 19%

PUBLICIDADE

Depois de perder a liderança do mercado para a TAM em 2004, a Varig encerrou o ano passado em terceiro lugar no ranking doméstico, ultrapassada pela novata Gol, que ficou com 27,3 por cento dos passageiros transportados no exercício.

No total, o mercado de aviação civil subiu 19,4 por cento em 2005, mais do que os 11,9 por cento de 2004 contra 2003, totalizando 33,7 milhões de passageiros transportados no mercado interno. Na área internacional, o crescimento também superou o ano anterior, com 6,8 por cento a mais de passageiros, ou 24,9 milhões de pessoas.

A TAM consolidou a liderança conquistada transportando 43,5 por cento do total de passageiros no mercado interno em 2005. Nos vôos internacionais, a empresa evoluiu dos 14,5 por cento em 2004 para 18,9 por cento no ano passado.

Já a Varig, em plena crise financeira que lhe custou a redução expressiva de frota, fechou 2005 com 26,7 por cento de participação de mercado doméstico e 78,8 por cento do internacional, bem distante dos 31 e 85,3 por cento, respectivamente, de 2004.

Em dezembro, a diferença entre a Gol e a Varig foi mais acentuada, com a novata do mercado atingindo 29,8 por cento de market share e a Varig 21,7 por cento (em 2004, no mesmo mês, a fatia da Varig era de 31,6 por cento). Já a TAM pulou em dezembro de 41,2 por cento para 46,1 por cento dos passageiros transportados no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE