PUBLICIDADE

Mato Grosso terá primeira usina de etanol de milho do país

PUBLICIDADE

A partir do ano que vem entra em operação a primeira usina de etanol flex de Brasil. Unidade instalada em Campos de Júlio (a 520 km da Capital) produzirá o biocombustível por meio do processamento de milho. Esta experiência entra em ação em fevereiro e se trata de uma iniciativa da Usimat Flex com o apoio técnico da Novozymes Latin America, líder mundial na produção de enzimas.

Combustível produzido será destinado a veículos automotivos, com as mesmas propriedades do etanol proveniente da cana-de-açucar. Inauguração da pedra fundamental da Usimat Flex será hoje (26). Com a tecnologia das plantas do tipo flex desenvolvida e aplicada pela Novozymes, o Brasil passará a integrar o grupo dos países que produzem etanol a partir de cereais. Nos Estados Unidos, que exporta etanol para o Brasil, o milho já é usado para produzir o combustível há mais de uma década, enquanto na Itália e na China as matérias-primas são, respectivamente, o capim elefante e o arroz.

A Usimat foi uma das empresas que participou em setembro passado de um seminário promovido pela Novozymes, na Argentina, para incentivar os produtores da América Latina a investirem em plantas flex. Para produtores do grão, a usina se torna uma alternativa de mercado, principalmente quando os estoques estão cheios e o preço do milho cai, como ocorreu em 2010. Este ano, devido à alta demanda, os preços se mantiveram em alta, dispensando, inclusive, a necessidade de leilões do governo federal para escoamento.

Diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Jorge dos Santos, explica que um dos problemas do etanol de milho é que o custo de produção é superior ao custo da transformação da cana-de-açúcar e que isso pode tornar o combustível economicamente inviável. "Nos Estados Unidos, o etanol de milho só vale a pena porque há muito subsídio do governo. Aqui a usina flex se justificaria em épocas de supersafra de milho".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Frota de veículos cresce 50% em 5 anos em Mato Grosso; Sinop é 3ª

O mais recente relatório da 19⁠ª Circunscrição Regional de...

Sorriso e Lucas têm crescimento impulsionados nos setores de transporte e comércio varejista

Sorriso ganhou 379 empresas, em setembro, conforme o ministério...
PUBLICIDADE