A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo vai tentar reverter a decisão da OceanAir de cancelar os voos para Alta Floresta. No mês passado, a empresa informou que a partir do dia 15 de março não mais operaria na rota diária para Alta Floresta e Ji-Paraná (RO), transferindo seus aviões para Cuiabá-São Paulo.
Nesta quinta-feira a secretária adjunta de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, vai participar de uma reunião da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), no Rio de Janeiro, para falar das potencialidades turísticas e econômicas da região Norte de Mato Grosso. E no dia seguinte, se reúne com o vice-presidente da OceanAir, Jorge Viana.
Nas duas reuniões a secretária estará acompanhada da prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, e do proprietário do Cristalino Jungle Lodge, o maior hotel da região de Alta Floresta, Edson de Carvalho.
De acordo com Vanice Marques, na reunião da Anac estarão presentes representantes de todas as companhias aéreas comerciais do país — e por isso Mato Grosso vai ter a chance de mostrar para todas as empresas o seu potencial turístico e econômico.
“Vamos mostrar nessas reuniões que existe viabilidade em se explorar a linha comercial para Alta Floresta, pois estamos falando não apenas de uma cidade, mas de uma região com pelo menos 23 municípios e uma população de mais de 270 mil habitantes”, afirmou Vanice.
Segundo o empresário Edson de Carvalho, o potencial econômico da região de Alta Floresta vem crescendo, inclusive com a paulatina mudança de uma matriz econômica da exploração madeireira e da pecuária extensiva para o turismo sustentável e o reflorestamento. Seu hotel, localizado em plena selva amazônica, está inclusive passando por ampliações.
No ano passado, o aeroporto de Alta Floresta teve um movimento de 3.500 passageiros ao mês, entre embarque e desembarque. Em 2006, quando a OceanAir ainda não operava na região, o movimento foi de apenas 740 passageiros/mês.
O aeroporto de Alta Floresta “Deputado Benedito Santiago” tem a maior pista de Mato Grosso e a 22ª maior do Brasil, com 2.500 metros de comprimento.