Mato Grosso teve queda de 4,65% na venda de veículos novos em setembro, em relação a agosto. O balanço saiu hoje. Comparado com setembro de 2009, a redução foi menor – 0,24%. O relatório mensal do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv – MT) aponta que, mês passado, foram emplacados 10.107 veículos no Estado (ante 10.600 de agosto). Esta quantia refere-se a automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motocicletas e semi-reboques. Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, os grandes puxadores dos números são os automóveis e comerciais leves, por isso, eles devem ser analisados separadamente. "Juntos, esses dois segmentos correspondem a aproximadamente 70% do PIB do setor. Os outros resultados podem ser explicados por questões mais pontuais, como as recentes Eleições e a renovação de frota, por exemplo", constata Boscolo.
O relatório aponta que foram emplacados 3.247 automóveis (carros de passeio) neste último mês, enquanto em agosto foram 3.561; a diferença é de -8,81%. O segmento de comerciais leves (camionetes) registrou queda de 3,91%, pois vendeu 1.177 unidades em setembro contra 1.225 no mês anterior.
Para Paulo Boscolo, o registro de qualquer declínio na comercialização de automóveis e comerciais leves em Mato Grosso, representa retrocesso do estado. "Esses valores podem até ser chamados de estáveis, já que são muito baixos, no entanto demonstram que o segmento de veículos está perdendo espaço para outros setores econômicos, principalmente o da construção civil", detalhou, através da assessoria.
O montante acumulado entre os meses de janeiro e setembro também apresentaram queda. Foram 256 menos veículos emplacados, o que representa -0,32% na comparação com o mesmo período de 2009. O destaque positivo foi o aumento de 121,88% nas comercializações de ônibus no estado. Enquanto em 2009 haviam sido emplacados 192 veículos, no acumulado deste ano foram 426.