As indústrias frigoríficas de Mato Grosso alcançaram volume recorde de carne bovina exportada, mês passado, se comparado como mesmo período dos anos anteriores. China, Egito, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos são os principais compradores.
Após o 4º bimestre do ano passado ter sido marcado por queda nas vendas para clientes no exterior, o primeiro bimestre deste ano começou mais aquecido, com o volume de 88,69 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) exportadas no Estado. Fevereiro foi o que mais impactou nesse resultado, o qual registrou a quantidade de 45,10 mil TEC exportadas, resultado recorde para o período, segundo a Secex (secretaria de Comércio Exterior).
A China aumentou 75,16% o volume comprado, se comparado a janeiro deste ano. O Egito, que, apesar do recuo de 52,11% nos embarques no mês, ainda apresentou o segundo maior volume adquirido dentre os demais países. Ainda, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos também mantiveram suas compras em alta. Juntos, os quatros países representaram 71,14% do total exportado por Mato Grosso.