PUBLICIDADE

Mato Grosso sedia evento internacional idealizado pela ONU

PUBLICIDADE

A busca por ações inovadoras sustentáveis, que tragam benefícios à sociedade e agreguem valor aos negócios incentivou a criação do Global Forum, maior evento mundial de conversação sobre inovação da educação para a sustentabilidade. Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento surgiu no ano 2000 em um encontro promovido pelo então secretário geral Kofi Annan. Em 2008, o Global Forum chegou ao Brasil, por intermédio do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Paraná (Sistema Fiep), e o departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi o responsável por expandir o evento para todas as regiões do país.

Na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, é a vez da região Centro-Oeste receber o evento, que será realizado em Cuiabá, no espaço Cenarium Rural. O fato de Mato Grosso ser uma das regiões brasileiras mais expressivas na produção de alimentos contribuiu para que o Estado fosse o cenário ideal para a discussão do evento, que terá o tema ‘Como a sustentabilidade agrega valor aos negócios na região que alimenta o mundo". A finalidade é reunir representantes do setor produtivo, poder público, sociedade civil e universidades para incentivar a troca de experiências e a elaboração de pré-projetos que contribuam com a sustentabilidade.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Mauro Mendes, que comanda a entidade responsável por trazer o evento para o Estado, Mato Grosso tem dado bons exemplos de sustentabilidade. "Somente com a articulação entre todos os setores da sociedade é possível realizarmos ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável. Hoje, podemos afirmar que Mato Grosso está no caminho certo, promovendo iniciativas para disseminar e aplicar uma cultura que alie o crescimento produtivo com a preservação ambiental", avalia.

No dia 9 de novembro, a partir das 14h30, empresas da região Centro-Oeste vencedoras do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT) apresentam seus cases de sucesso e debatem os temas Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida no Trabalho e Desenvolvimento Socioambiental. Às 19h haverá o coquetel de abertura do evento, com a presença de autoridades e do Ph.D em Psicologia Organizacional Ronald Fry, um dos criadores da metodologia ‘Investigação Apreciativa", utilizada no encontro. A participação no evento é gratuita e direcionada.

Nos dias 10 e 11, os participantes do evento se reúnem em mesas, compostas por representantes de empresas, poder público, sociedade civil e universidades, e discutem o tema por meio do método ‘Investigação Apreciativa", que permite construir conhecimento em grupo, a busca de inovação em escala, inspirada pela cooperação e aprendizagem antecipada. O processo acontece em quatro fases: descoberta – fase em que se aprecia o que as instituições têm de melhor; sonho – desafio em busca do ideal; planejamento – construção coletiva de imagens positivas do futuro; e destino – imagens positivas do futuro são sustentadas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE