De olho no mercado consumidor cubano, uma comitiva de empresários brasileiros parte para o país em busca de negócios, especialmente para as indústrias de alimentos. O grupo participará da ‘Missão Empresarial Prospectiva à Feira Internacional de Havana (Fihav)’, que ocorrerá no período de 1 a 8 de novembro. Organizada pela Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a missão será composta por 50 empresários e a expectativa é de participação de 10 a 15 pessoas de Mato Grosso. O CIN-MT, que compõe a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), realiza a articulação em âmbito estadual.
A Fihav tem foco nos setores de bens de consumo, máquinas, tecnologias, matérias-primas e serviços e, de acordo com a coordenadora do CIN-MT, Gabriela Fontes, é grande a expectativa de ampliação de mercado para Mato Grosso. “Atualmente, Cuba tem mais abertura para o comércio exterior e registra crescente demanda por produtos primários. Por ser um grande consumidor de alimentos, a comercialização dos produtos mato-grossenses são potencialmente passíveis de aumento”. Nesta primeira visita a Cuba, o CIN-MT pretende estimular a prospecção de negócios, os contatos, além de propiciar o conhecimento, in loco, do mercado cubano.
Hoje, Mato Grosso ocupa o quarto lugar no ranking das exportações brasileiras a Cuba. Em 2008, foram vendidas 98,5 toneladas de produtos ao país, com volume de US$ 46,19 milhões. No entanto, a participação do Estado ainda é de 9% na representação nacional, enquanto que os três primeiros Estados (São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná) alcançam 67% do volume das vendas externas ao mercado cubano. Entre os produtos mato-grossenses mais vendidos para o país estão óleo e farelo de soja, madeira e carne de aves.
A comitiva segue a uma proposta de estreitamento comercial iniciado pelo governo federal brasileiro com Cuba, visando realização de negócios estratégicos. “Queremos acompanhar essa atuação e engrenar nossa fatia neste mercado”, revela Gabriela. Além dos alimentos, outro nicho a ser explorado, de acordo com a coordenadora, é a de venda de máquinas e implementos agrícolas. A organização do evento prevê a realização de uma rodada de negócios com compradores cubanos, um seminário sobre o mercado e acompanhamento de um consultor especializado em negócios com Cuba. As inscrições para a missão encerram no dia 15 de setembro. Mais informações sobre programação e pacote de viagem podem ser obtidas pelos telefones (65) 3611-1655/1565.
FIHAV – O evento é realizado anualmente, no Pavilhão de Exposição Expocuba, em Havana. Além do Brasil, outros países como Espanha, China, Canadá, Coréia do Sul, França, México e Alemanha participam da principal feira de negócios de Cuba. É considerada um importante meio de introdução de produtos e serviços brasileiros no mercado cubano. Hoje, o Brasil é o sexto parceiro comercial de Cuba, conforme dados do Ministério do Comércio Exterior daquele país.
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Mato Grosso quer ampliar a comercialização de alimentos para Cuba
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