Mato Grosso precisará de R$ 11,6 bilhões até 2018 para construção de hidrovias. O cálculo foi apresentado pelo Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, durante Simpósio sobre Hidrovias do Norte do Mato Grosso, ocorrido na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira de iniciativa do Movimento Pró-Logístico.
De acordo com o secretário, no levantamento de mais longo prazo, o órgão federal apontou que a navegabilidade dos rios que cortam o estado depende de investimentos na ordem de R$ 28,6 bilhões a serem aplicados até 2026.
Esses investimentos incluem a construção da hidrovia Teles Pires-Tapajos. Segundo o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), o projeto é fundamental para a integração de Mato Grosso às rotas comerciais mais competitivas do país. Pereira fez a abertura do simpósio.
Apesar de o modal hidroviário gerar grande expectativa devido à vantagem econômica, outros aspectos como redução de acidentes de trânsito e ganho ambiental somam-se aos argumentos em defesa do uso múltiplos das águas.
“O Brasil vem literalmente jogando dinheiro fora por transportar quase toda a sua produção em rodovias, na maioria em precário estado de conservação. Hidrovia é comprovadamente mais sustentável e econômica. Ações como o simpósio, do Movimento Pró-Logística, é necessário para manter esse assunto na agenda do país”, destacou Homero.
O diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, lembrou ainda que a mudança no perfil de transporte no Brasil só muda se houver vontade política em fazer. “Os projetos estão prontos, estudos foram realizados. Agora depende de vontade política para tirá-los do papel”, disse.