domingo, 1/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Mato Grosso pode ter investimento de R$ 260 milhões com construção de usina hidrelétrica

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza, hoje e amanhã, audiências públicas nos municípios de General Carneiro, Pontal do Araguaia e Barra do Garças para discutir a implantação de um projeto da Usina Hidrelétrica de Energia Boaventura no Rio das Garças. Este é um investimento de R$ 260 milhões, com previsão de início de operação para 2018, após a fase de licenciamento ambiental.

Conforme o coordenador de Licenciamento com Estudos de Impactos Ambientais da Sema, Valmi Simão de Lima, a audiência pública representa uma das etapas do processo de licenciamento ambiental e tem o papel de consultar a população. Na oportunidade, haverá apresentação e esclarecimento de dúvidas pelo empreendedor e consultoria técnica sobre as características do projeto. Os conteúdos do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) também serão apresentados durante os encontros. “Nesse momento as pessoas vão conhecer a atividade a ser realizada pela usina, tirar dúvidas e sugerir mudanças, por isso é importante a participação dos moradores”, ressalta Valmi Lima.

O EIA-Rima apresentado à Secretaria e à população pode ser aprovado ou não. O coordenador explica que os estudos são realizados pela empresa e a Sema faz a análise da viabilidade ambiental do projeto. “Para o estudo ser aprovado, levamos em consideração alguns aspectos sociais e ambientais, como por exemplo, o tamanho do impacto da construção da usina na vida dos pescadores, ribeirinhos, produtores rurais e animais da região. Tudo isso precisa constar no EIA-Rima, então passamos para a próxima fase que é de análise para liberação das licenças prévia, de instalação e de operação”. O EIA-Rima da usina está disponível para consulta aqui.

O projeto de implantação da UHE foi apresentado à Sema em fevereiro deste ano. O documento prevê um alagamento de 1700 hectares, que atingirá os municípios de General Carneiro, Pontal do Araguaia e Barra do Garças. A estimativa é que o potencial das turbinas chegue a 38 Megawatts (MW).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mercado imobiliário em Cuiabá bate recorde em faturamento, indica Secovi

O faturamento do mercado imobiliário em Cuiabá atingiu em...

Exportações impulsionam Mato Grosso à liderança da balança comercial no país

Mato Grosso encerrou ano passado na liderança da balança...

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional...

Mato Grosso teve 19 mil demitidos a mais mês passado, aponta Caged; saldo anual positivo

Dados do cadastro geral de empregados e desempregados (Caged)...
PUBLICIDADE