A Embaixada Brasileira em Cingapura quer a participação de Mato Grosso no Fórum Asiático Latino-americano para Incentivos de Negócios e Obras de Infra-estrutura, o maior fórum de negócios que ocorre, em setembro, na pequena ilha do sudeste asiático. O convite do governo cingapurense foi entregue pessoalmente pelo embaixador do Brasil no país, Paulo Alberto da Silveira Soares, ao governador em exercício Silval Barbosa.
O fórum de negócios é um dos mais importantes organizado pelo Governo de Cingapura, demais poderes públicos e também pelo setor empresarial. Para o Estado de Mato Grosso, Soares considera a oportunidade como única. “Um convite para que o governador Blairo Maggi possa apresentar as potencialidades econômicas e ecológicas, agronegócio, indústrias, os projetos amplos e de infra-estrutura”, completou.
O embaixador lembrou que Mato Grosso é um excelente pólo de agronegócio, que tem extensão, mão-de-obra boa, recursos naturais imensos e uma boa administração. Fatores apontados por ele como necessários para atrair novos negócios e recursos para o Estado. “Momento oportuno para atrair investimentos estrangeiros, para torná-lo um pólo econômico mundial”, disse, comparando-o a um país, “é uma França e uma Alemanha juntas”.
Cingapura seria apenas uma porta de entrada de grandes investidores, como a China e a Índia que são hoje os maiores exportadores mundiais com mais de três bilhões de pessoas, conforme destacou o embaixador. Ele ainda revelou que Cingapura conta com recursos na ordem de U$ 350 bilhões para investir no exterior, que poderiam ser investidos inclusive no Brasil e principalmente em Mato Grosso.
Acompanharam a audiência com o governador em exercício Silval Barbosa, o prefeito de Itiquira, Odanir Bortolini (Nininho); o diretor da Associação de Criadores de Mato Grosso, Carlos Moreno; e o consultor internacional Nelson Duarte.