sábado, 14/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso implantará projeto ‘mercado da fronteira’ para ampliar exportações

PUBLICIDADE

O governo do Estado instituiu, hoje, um grupo de trabalho para implantação do projeto ‘Mercado da Fronteira’. A iniciativa partiu de um grupo de empresários de Mato Grosso, com objetivo de elencar quais os maiores gargalos e demandas para exportação de produtos mato-grossenses para América do Sul.

O trabalho consiste em concentrar as demandas para enviá-las ao Conselho que dará efetividade as ações. Tem como objetivo promover a inserção das Micro e Pequenas Empresas – MPEs de fronteira de Mato Grosso, Rondônia e Acre especialmente com o Peru, corredor natural de importações e exportações de produtos primários e industrializados.

Para viabilizar a ampliação e a solidificação do fluxo de comércio na região de fronteira, é imprescindível obter o apoio técnico e financeiro de parceiros.

As ações consistem em levantamento, estudos e pesquisas de mercado, consultorias coletivas, capacitações, seminário técnico e promoções comerciais para aumentar a participação de micro e pequenas empresas, promovendo o desenvolvimento sustentável da região a partir do empreendedorismo consciente.

A expansão das fronteiras comerciais do Brasil com os países sul-americanos respalda e materializa possibilidades comerciais entre empresas dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre com o mercado externo.

O público alvo de imediato é a micro e pequenas empresas estabelecidas nos estados citados. No entanto, serão beneficiados pelo Projeto os Governos Estaduais e Municipais, estudantes universitários, técnicos das entidades parceiras, empresários e dirigentes de empresas, fornecedores, operadores de comércio exterior e outros.

Entre as vantagens para o Governo do Estado está o de contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região de Fronteira das empresas de Mato Grosso, cooperar com os setores econômicos que fazem parte do projeto e apoiar o intercâmbio sócio-cultural entre os povos.

Em dezembro do ano passado, o Governo do Estado sancionou a lei 8.774 instituindo o Programa de Exportação do Estado de Mato Grosso. A mesma lei Cria o Conselho Permanente de Exportação de Mato Grosso – CPEX-MT, que tem a finalidade de discutir as demandas e os gargalos e desenvolver ações para promover os produtos de Mato Grosso para o mercado internacional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE