“A renegociação da dívida de Mato Grosso está mais viva do que nunca”. A declaração foi feita pelo presidente da MT Fomento, Éder Moraes Dias, ao explicar ontem que o Estado está aguardando o melhor momento para realizar a operação. “Estamos esperando passar a turbulência em que passa a economia mundial, o que mantém os juros altos, para fazermos a captação dos recursos”.
A taxa básica hoje está em torno de 13 a 14% ano ano, o que é considerada alta para a renegociação da dívida de Mato Grosso. De acordo com o caderno Dinheiro de ontem da Folha de S. Paulo, a Secretaria do Tesouro Nacional está captando recursos no mercado financeiro a 13%/ano. “Nós consideramos esse percentual alto e acreditamos que os juros vão baixar, chegando nos índices que desejamos”, enfatizou.
O importante, segundo Éder Moraes, é que o modelo proposto por Mato Grosso foi aprovado pelo STN. Segundo ele , a finalização de toda o processo vai levar ainda uns 120 dias. “Acreditamos que nesse tempo, os juros vão baixar e possibilitar o Estado a realizar a operação”, completou.