terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso é o maior cliente potencial da Bolívia na compra de gás natural

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O presidente da Companhia Mato-Grossense de Gás (MT GÁS), Rafael Reis, representou Mato Grosso no 2º Fórum Internacional de Gás, Petroquímica e Combustíveis Verdes, ocorrido em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, onde foi discutida principalmente a visão de futuro e o cenário de mercado do gás natural. “Os bolivianos viram que Mato Grosso é o maior cliente em potencial deles nos próximos cinco anos, por conta da localização no meio da América, e do gasoduto. Além disso, outras extrações de reservatórios de gás que abastecerão com mais facilidade outras localidades, colaboram para que a perspectiva de mercado seja centrada no estado”, avalia.

A convite do governo boliviano, Reis foi um dos palestrantes da programação, e abordou “A importância do Gás da Bolívia na atividade de distribuição no mercado do Brasil”, a convite do governo do país vizinho. Ele falou sobre o cenário nacional com as recentes mudanças de leis ocorridas no país. “Mudaram as leis, quebraram a patente da Petrobrás que até então era a única fornecedora de gás natural do país, e ainda não fizeram a regulamentação. Debatemos principalmente o que deverá ser feito nos próximos dois anos em termos de legislação de tributos, e a fiscalização do mercado de concorrência”, explica.

A prospecção aponta que a partir de Mato Grosso será feita a expansão do fornecimento de gás para os estados de Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, e Acre, principalmente para o Norte do país. Para isso, será necessário investimento em infraestrutura no curto prazo, dentro dos próximos cinco anos.

As discussões do evento foram voltadas para mecanismos que permitam ter as ferramentas necessárias para a tomada de decisões no campo de exploração de gás natural, oportunidades e mercados, meio ambiente e combustíveis verdes, recursos energéticos e mercado de energia global. Também fez parte da agenda o diretor administrativo e financeiro da MT GÁS, Manoel Antonio Garcia Palma.

Também foi finalizada a tratativa para o contrato firme de fornecimento de 1,5 milhão de m³ ao mês para abastecer as indústrias, e gás natural veicular (GNV), entre a estatal mato-grossense e a boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

Em maio deste ano, o governador Mauro Mendes assinou um termo de desenvolvimento de mercado com o Governo Boliviano para aprofundar a integração energética entre o Estado e a Bolívia, com foco na retomada da comercialização do gás boliviano.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério fará evento no Pará para discutir viabilidade da ferrovia Sinop-Miritituba

O Ministério dos Transportes vai promover um evento para...

Nova Mutum tem novo crescimento e ganha 500 novas empresas

Empreendedores de Nova Mutum abriram 500 novas empresas, no...
PUBLICIDADE