Mato Grosso está se tornando referência nacional quando o assunto é desenvolvimento econômico. O Jornal Valor Econômico desta quarta-feira (13) trouxe como destaque da página de agronegócio um material sobre o crescimento do Estado. Escrita por Fernando Lopes, a matéria trata dos números surpreendentes da economia mato-grossense. Com o título Mato Grosso Supera São Paulo em Valor Bruto de Produção (VBP), a matéria detalha números de alguns setores e faz comparações com outras regiões brasileiras.
De acordo com a matéria do Valor Econômico, além de superar a tradicional liderança de São Paulo no que diz respeito ao valor bruto de produção, Mato Grosso levará o Centro-Oeste a ocupar o segundo lugar entre as regiões brasileiras de maior VBP. O algodão e o milho são os responsáveis por esta conquista. Assim sendo, produtores e empresários mato-grossenses estavam rindo à toa nesta quinta-feira.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, esse ‘bum" no crescimento do Estado requer ainda mais atenção do Governo de Mato Grosso na captação de novas indústrias para agregar valor à matéria-prima. Ele conta que o trabalho para captação de novas indústrias é constante.
Nadaf cita a viagem aos Estados Unidos e ressalta que foi bastante produtiva. "Tivemos reuniões com representantes de empresas importantes que pretendem se instalar em Mato Grosso. "Já produzimos matéria-prima com qualidade. Agora, nosso objetivo é trazer novas empresas para industrializar o que produzimos". Nadaf lembra que o Governo do Estado, por meio da Sicme, oferece incentivos fiscais e linhas de financiamentos com juros bem em conta para aqueles que pretendem investir no Estado.