domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso deve ter mais 10 mil espécies de soja para pesquisas

PUBLICIDADE

Um programa de cooperação técnica entre a Fundação Mato Grosso e a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, vai proporcionar a ampliação de mais 10 mil espécies de soja para pesquisas no Estado. A universidade de Illinois tem o maior banco de germoplasma do mundo. Germoplasma é o elemento dos recursos genéticos que maneja a variabilidade entre e dentro da espécie, com fins de utilização para a pesquisa em geral, especialmente para o melhoramento genético. A Embrapa também será beneficiada com o novo banco de dados.

A cooperação técnica é resultado da visita do governador Blairo Maggi e comitiva, à Universidade, realizada na quinta-feira (03) As espécies vão servir para pesquisas de novos cruzamentos da soja em Mato Grosso, permitindo, assim, um melhoramento genético e maior produtividade.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil e um dos problemas freqüentes nas lavouras de soja é a ferrugem asiática entre outras pragas. Acredita-se que com a ampliação do leque de pesquisas os produtores terão melhores resultados nas próximas safras.

Mato Grosso em destaque

Blairo Maggi fez uma palestra para cerca de 200 alunos e professores da Universidade de Illinois, que é uma das mais antigas dos Estados Unidos (foi fundada em 1867). Maggi falou sobre Mato Grosso, com ênfase para a questão ambiental e as políticas públicas implementadas pelo Estado.

Hoje, o governador Blairo Maggi e comitiva visitam a sede mundial da multinacional Archer Daniels Midland Company (ADM), na cidade de Decatur, no estado americano de Illinois. Eles vão conhecer o campo experimental de produção de biodiesel da ADM.

A empresa é líder mundial em processamento agrícola e tecnologia de fermentação, um dos maiores processadores de soja, milho, trigo e cacau do mundo. Também é líder na produção de óleo e farelo de soja, etanol, adoçantes e farinha de milho. Além disso, produz ingredientes para alimentos e para a nutrição animal.

No Brasil, é a terceira maior processadora de soja e a segunda maior processadora de cacau, além de uma das maiores exportadoras da soja brasileira. A empresa está construindo uma fábrica de biodiesel também em Rondonópolis.

Amanhã, Maggi e comitiva visitam outras duas plantas de etanol, também no Estado de Illinois/EUA.

Compõem a comitiva de Mato Grosso, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; o secretário Extraordinário de Planejamento Estratégico, Clóves Vettorato; de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan. O presidente da Aprosoja, Rui Otoni; o deputado federal Homero Pereira, também presidente da Famato e o deputado estadual Dilceu Dal Bosco.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE