PUBLICIDADE

Mato Grosso aumenta 37,8% volume de venda de carne bovina para diversos países

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso atingiu patamares recordes nas exportações de carne bovina este ano. De acordo com a secretaria de Comércio Exterior, o volume exportado foi de 556,82 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC), o que representa um acréscimo de 37,85% ante a 2021. Em receita, o incremento foi de R$ 983,44 milhões no mesmo comparativo. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no último boletim da pecuária de 2022.

Todavia, a alta nas exportações não foi suficiente para impulsionar os preços do boi gordo no estado, que registrou recuo de 3,90% no comparativo anual. A redução nas cotações foi reflexo da virada no ciclo pecuário, observado pelo maior descarte de vacas – segundo o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), o número de fêmeas abatidas este ano foi 13,94% maior que em 2021.

Além disso, a retenção de matrizes ano passado resultou em uma grande oferta de animais este ano e acarretou em baixa nas cotações dos animais de reposição. A maioria das categorias registrou queda nos preços, com destaque para as fêmeas – a bezerra de ano, por exemplo, recuou 15,88% ante a 2021 e foi cotada a R$ 1.887,72/cabeça este ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Embaixador do Canadá visita Mato Grosso e discute oportunidades de cooperação

O embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, e...

Empresas sinopenses iniciam semana com mais de 350 ofertas de empregos

Através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), empresas em...

Matupá ganha 354 novas empresas e Colíder também tem saldo positivo

Matupá segue registrando crescimento empresarial com abertura de novas...
PUBLICIDADE