PUBLICIDADE

Mato Grosso: 46% das empresas prevêem faturamento maior

PUBLICIDADE

Os empresários industriais em Mato Grosso se mostram otimistas em relação à situação econômica do setor em 2008. É o que aponta a pesquisa Análise Conjuntural, apresentada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) hoje, com informações e avaliações referentes ao quarto trimestre de 2007, em 94 empresas do setor, além das perspectivas e expectativas empresariais. 76,6% dos entrevistados mostram-se confiantes ou muito confiantes em relação à economia brasileira para os meses de março, abril e maio, enquanto 80,4% demonstram a mesma expectativa para a economia mato-grossense.

As perspectivas apontam ainda que 46,8% das empresas prevêem aumento no faturamento, enquanto 28,7% devem manter-se estáveis. Em relação ao número de empregados, 55,3% indicam estabilidade para 2008, enquanto 31,9% devem ampliar o quadro de profissionais. “O panorama é otimista. O aquecimento do mercado é uma tendência nacional que se apresenta também em Mato Grosso. Existem problemas pontuais, mas o mercado demanda os produtos, gerando entre os empresários o ânimo fundamental para a economia” avalia o diretor regional do IEL-MT, Gustavo de Oliveira.

Entre as dificuldades registradas no período da pesquisa, a falta de financiamentos de longo prazo e de capital de giro atingiu 87% dos entrevistados, no quesito investimentos. No que diz respeito aos tributos, a elevada carga tributária liderou as indicações de problemas, que foi citada por 61% dos entrevistados. A falta de matéria-prima, mão-de-obra qualificada e capacidade produtiva também foram apontadas no quesito de processos. A pesquisa aponta ainda que, em linhas gerais, a situação das indústrias no Estado – no período de outubro a dezembro de 2007 – permaneceu estável ou apresentou melhora.

Desenvolvida pelo IEL-MT, a pesquisa Análise Conjuntural foi realizada em fevereiro, em 18 municípios de Mato Grosso, envolvendo as indústrias filiadas aos sindicatos que compõem o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Entre os segmentos pesquisados estão o da construção civil, metal-mecânica, madeireiro, vestuário, moveleiro, alimentação, cerâmica, calcário, panificação, químico, reparação veicular, construção pesada, laticínios, gráficos, energia, frigorífico, gesso, reciclagem, minerais, curtume, base florestal, entre outros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE