O prefeito Marino José Franz recebeu hoje de manhã, em Cuiabá, o prêmio destaque regional ‘Parcerias Inteligentes’, durante a cerimônia de entrega do prêmio ‘Prefeito Empreendedor’, ganho pelo prefeito de Colíder, Celso Paulo Banazeski. Outros sete gestores de 38 municípios inscritos foram premiados.
A prefeitura concorreu com o projeto “Lucas do Rio Verde – Desenvolvimento Econômico com Responsabilidade”, que apresenta duas ações focadas às micro e pequenas empresas, bem como os benefícios decorrentes da implantação do complexo industrial Senador Atílio Fontana e o Lucas do Rio Verde Legal.
Com a implantação de grandes empreendimentos na nova área industrial, várias empresas-satélites foram atraídas para investir no município. Uma unidade industrial de aves e suínos, uma esmagadora de soja, uma fábrica de painéis termoisolantes, empresa com sede na Dinamarca, e uma fábrica de biodiesel, cumpriram o papel de agentes propulsores do segundo ciclo econômico e, conseqüentemente, as micros e pequenas empresas estão sendo beneficiadas com a demanda de trabalho por elas geradas.
Além disso, com o programa Lucas do Rio Verde Legal, numa ação pioneira em todo o país, a prefeitura, em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC), pôs em andamento a regularização dos passivos ambiental, trabalhista e sanitário de todas as propriedades rurais do município, a fim de atender as normas de sustentabilidade e viabilização do acesso dos produtos da região aos mercados nacionais e internacionais.
O prêmio Prefeito Empreendedor distingue prefeitos e administradores que tenham implantado projetos com resultados mensuráveis de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, contribuindo assim para o crescimento econômico e social de seus municípios. O objetivo é sensibilizar os municípios brasileiros para a importância de sua implantação em âmbito local e valorizar projetos que já tenham incorporado esses princípios.