quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Marino confirma construção de usina de etanol em Sorriso

PUBLICIDADE

O empresário Marino Franz, sócio Fundador da FS Bioenergia, confirmou, há pouco, a instalação da segunda planta da indústria com capacidade para processar 1,8 milhões de toneladas de milho ao ano (30 milhões de sacas ao ano). O empreendimento começa a ser construído neste semestre com projeção de 1,5 mil empregos diretos e indiretos.

"Os valores a serem investidos nos próximos três anos entre a duplicação da planta de Lucas e a implantação da indústria em Sorriso, será na ordem de R$ 1,5 bilhão", disse. A planta de Lucas do Rio Verde está sendo duplicada para processar 1,4 milhões de toneladas de milho ao ano (23 milhões de sacas de milho). "Juntando Lucas do Rio Verde e Sorriso, estamos falando algo em torno de 3,2 milhões de toneladas ao ano (53 milhões de sacas de milho)".

"A nova cadeia produtiva, após sua implantação, contribuirá de forma decisiva na demanda pela matéria-prima (milho e biomassa), ofertando ao mercado além do etanol, anidro e hidratado, DDGS, bem como a produção de energia elétrica. Num futuro bem próximo, toda a cadeia de plásticos biodegradáveis", avalia.

Marino acrescentou que, "neste processo industrial, serão necessários 30 mil hectares de floresta de eucalipto para a produção de biomassa utilizada no processo industrial.

Inaugurada em agosto do ano passado, em Lucas do Rio Verde, a primeira usina de etanol 100% a partir do milho, utiliza a melhor tecnologia disponível no mundo (ICM). Atualmente, processa 700 mil toneladas de milho ao ano e além do etanol, produz farelos como o FS Ouro com 21% de proteína, o FS Úmido também com 21% e o FS Essential, com 42% de proteína. Esses produtos se firmaram rapidamente no mercado para a alimentação de suínos, aves e bovinos.

"Combustíveis renováveis contribuirão de forma decisiva na sustentabilidade, na qualidade de vida, gerando empregos e oportunidades econômicas, deixando um legado de agregação de valor para as futuras gerações", conclui o fundador da empresa, que foi prefeito em Lucas do Rio Verde.

As articulações para a segunda planta ser construída em Sorriso foram feitas com a prefeitura e o prefeito Ari Lafin manifestou apoio para viabilizar o empreendimento, assim como o governador Pedro Taques. “Acredito que em 10 anos, Mato Grosso tenha potencial para se transformar em uma Califórnia. Por isso, investimentos como este são bem-vindos, porque não só vão gerar empregos, conhecimento e tecnologia, mas vão reforçar o potencial produtivo e competitivo de Mato Grosso em todo o mundo”, destacou o governador.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...

Aeroporto de Sorriso tem queda na movimentação de passageiros no 1º bimestre

O relatório do aeroporto regional Adolino Bedin, de Sorriso,...

Empresas de Lucas do Rio Verde contratam 49 funcionários para início imediato

Empresas e indústrias de Lucas ofertam 49 novas vagas...
PUBLICIDADE