Com o objetivo de retomar o desenvolvimento econômico e social da população de Marcelândia (210 km de Sinop) o prefeito Adalberto Diamante, está mantendo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Matogrossense de Algodão (IMA) para qualificar profissionais, inclusive os que trabalhavam nas empresas madeireiras que foram distribuídas no grande incêndio em agosto. Serão dados cursos de pedreiro, pintor, eletricista e instalador predial, costureira industrial e confecções de pequenos artefatos de madeiras visando incluir uma nova renda para os moradores e dar um rumo na economia do município.
O objetivo da prefeitura é reerguer economicamente o município, e por isso lançou ontem, em parceira com o IMA o Projeto Japuira, que beneficiará, inicialmente, cerca de 12 pessoas, com cursos de costureira, auxiliar de mecânica de máquina industrial, que atuarão no ramo de costura industrial. O curso será de segunda a sexta-feiras, com carga horária de 8 horas diárias e duração de 2 meses.
Além de gerar renda para as famílias que fizerem o curso o objetivo da prefeitura é formar uma cooperativa de costureiras, que produzam peças próprias e as comercializem. De acordo com a assessoria da prefeitura, o Projeto Japuira, é desenvolvido desde 2002, objetivo de proporcionar trabalho e renda e também de agregar valor no setor algodoeiro no Estado.
Conforme Só Notícias já informou, cerca de 40% do setor industrial foi atingido por um incêndio que queimou 100 casas, destruiu 17 madeireiras totalmente e deixou outras 10 com prejuízos parciais.