Durante toda essa semana, empreendedores de vários segmentos reúnem-se em Cuiabá para participar da 1ª Maratona de Negócios Criativos, que inclui palestras, oficinas e rodadas de consultoria. O evento, incentivado pela Secretaria de Estado de Cultura (alinhada a um programa integrado por outras secretarias de Estado), desperta ideias visionárias que contribuem com a economia regional.
“O projeto de governo voltado para a economia criativa é um presente para nós, empreendedores. Estas maratonas são uma maneira de termos acesso à informação de qualidade e consistente para nos profissionalizarmos e alavancarmos nosso negócio”, analisa a artista plástica Mari Gemma de La Cruz.
Ela foi buscar nas maratonas consultoria em comunicação e marketing para impulsionar a carreira de artista visual, iniciada há três anos. Segundo Mari Gemma, as informações adquiridas serão aplicadas na modelagem de um negócio futuro, um trabalho inovador, sem fronteiras e desenvolvido de forma inclusiva.
Samantha Col Debella, consultora na área de Comunicação e Marketing, observa uma mudança no perfil das pessoas que estão buscando orientação. “O empreendedor de hoje quer ter o próprio negócio como forma de colocar em prática seu sonho. Por isso vai em busca de informação, qualificação, para empreender com menos risco e mais chances de sucesso”.
As consultorias tiveram início ontem e seguem até a sexta-feira (2) nas áreas de Elaboração de Projetos, Elaboração de Plano de Negócios, Comunicação e Marketing, Orientação Contábil e Jurídica e em duas áreas ofertadas nas capacitações: Planejamento Estratégico e Métodos Ágeis e Empreendedorismo Cultural e Inovação.