segunda-feira, 27/maio/2024
PUBLICIDADE

Mantega diz que país enfrenta "minicrise" e é preciso deixar poeira baixar

PUBLICIDADE

O Brasil enfrenta uma "minicrise", mas a economia do país continua sólida, disse nesta segunda-feira (26) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Ela é uma minicrise que estamos vivendo, mas trará um impacto muito menor… porque a economia mundial está em recuperação", afirmou, em evento com empresários em São Paulo. Ele voltou a falar que o Brasil possui amplas reservas internacionais para se proteger contra turbulências.

Mantega, mais uma vez, culpou a comunicação do banco central norte-americano (Federal Reserve, ou Fed) pelos problemas nos mercados financeiros. Investidores do mundo todo estão de olho no Fed à espera de sinais de uma eventual redução do ritmo do programa de estímulo, que injeta US$ 85 bilhões por mês na economia dos EUA. Segundo Mantega, o Fed não deixa claro o que fará. "Quando o Fed começar de fato a retirar os estímulos, o mercado se acalma", afirmou.
Turbulência do dólar

Mantega disse, ainda, que a atual turbulência do dólar não é boa para ninguém, mas afirmou que ela não afetou o fluxo cambial nem as reservas internacionais do país. "Temos que deixar a poeira baixar, e vamos usar nossos recursos para combater a volatilidade no câmbio", disse.

Apesar de não querer cravar um valor para o dólar, o ministro também declarou que o câmbio não vai flutuar "muito mais do que isso".

A moeda norte-americana já acumula alta de 15% no ano, período no qual o real é uma das moedas que tem maior desvalorização no mundo.

Na semana passada, Mantega reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira neste ano para 2,5%, ante previsão de 3%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bancos não terão atendimento presencial ao público no feriado de Corpus Christi

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial...

Preço médio dos combustíveis volta a subir em Sinop e Sorriso, diz ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Coleta para atualizar herbários com amostras de 32 espécies florestais é feita no Nortão

Quatro municípios mato-grossenses estão sediando no mês de maio...
PUBLICIDADE