A aposta para uma economia brasileira aquecida em 2013 está animando muitos empresários do País. Segundo pesquisa apresentada hoje (9) pela Amcham (Câmara do Comércio) e aplicada pelo Ibope mais de 81% esperam aumento das vendas no próximo ano. O índice superou as perspectivas de 2012, em que 65% que contavam com o mesmo resultado.
A aposta em maiores lucros no ano que vem também está grande. Mais de 71% do empresariado acredita que irá faturar mais do que este ano. Em 2011, cerca de 50% tinham essa expectativa para 2012. A expansão operacional também apresentou aumento no índice entre os dois anos, com 57% para 2013 contra 47% para 2012.
Quanto a investimentos, 52% afirmaram que serão ampliados no próximo ano em suas empresas. O investimento será focado em estratégias comerciais (canais de venda e promoção), como revelam 71%; marketing (lançamento de produtos, comunicação, feiras e eventos), com 54% das respostas; inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e tecnologia, com 53%; e recursos humanos (englobando não apenas contratações, mas também treinamentos e benefícios), com 45%.
Já sobre contratação de mão de obra, as opiniões se dividem: 48% têm intenção de aumentar os quadros de funcionários e 47% querem manter a quantidade de profissionais empregada em 2012.
Preocupações
Apesar do otimismo, os executivos demonstram preocupações com fatores externos às suas empresas, como a desaceleração da economia mundial, 63%, impostos/ carga tributária, 55%, disponibilidade e qualificação de mão de obra, 45%, legislação/ regulamentação, 23%, ausência de investimentos públicos e privados a médio e longo prazos, 21%, retorno significativo da inflação/ indexação, 18%, e nível de burocratização e gastos com processos burocráticos, com 17%.