Internet é capaz de fornecer diversas informações aos usuários. Como não poderia deixar de ser, os consumidores fazem uso dessa ferramenta para pesquisa produtos, lojas, preços, novidades, entre outros.
De acordo com estudo da eCMetrics, divulgado nesta sexta-feira (18), 81% dos consumidores brasileiros utilizam a internet para pesquisar preços. Já 74% fazem pesquisa de imagens de modelos e opções de produtos.
A ferramenta também é utilizada para pesquisa de detalhes de desempenho e dimensões de produtos (68%), locais de compra (67%) e lançamentos (64%).
Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.440 pessoas, por meio da internet, em janeiro de 2011.
Interação
Os consumidores também estão buscando interagir com as empresas. Segundo o levantamento, 92% acessaram o site de uma empresa nos últimos seis meses. Além disso, 53% dos consumidores brasileiros tornaram-se membros de uma comunidade virtual de empresa ou fan page de empresa no último semestre.
De acordo com o estudo, 42% dos consumidores gostariam de participar diretamente de pesquisas no site do fabricante da marca. Já 41% gostariam de usar internet para agendar visitas aos revendedores. Tirar dúvidas no site do fabricante, por meio de contato direto com as pessoas responsáveis (40%), fazer compra do produto diretamente no site do fabricante da marca (38%) e fazer compra do produto no site do revendedor (37%) são outros desejos mencionados.
Ainda segundo o levantamento, ações ligadas ao relacionamento de consumidores com empresas pela internet indicam uma tendência para o engajamento fututo entre os dois. Conforme o estudo, 28% dos consumidores pensariam duas vezes antes de publicar fotos usando o produto ou serviço, mas, ainda assim, fariam isso. O mesmo acontece com 25%, que criaria um perfil pessoal em comunidades virtuais dedicadas exclusivamente ao debate sobre produtos ou serviços.
Além disso, 22% dos consumidores brasileiros pensariam duas vezes antes, mas fariam parte de rede social do fabricante da marca. Outros 21% postariam comentários sobre sua experiência no uso de produtos ou serviço.
O estudo concluiu que o internauta brasileiro está disposto a dialogar com as empresas e quer ser ouvido e participativo nas decisões relacionadas a produtos e serviços que utiliza, por meio de redes sociais e outras formas de atendimento on-line.